FALE CONOSCO: +55 55 3375-6864

POWERED BY GOOGLE TRANSLATOR

Balanças de fluxo de grãos: uma realidade transformada


Revestimento protetivo com tecnologia para erradicar investimentos ineficazes e custos com manutenções frequentes. Vivencie a produtividade em alta performance.

Balanças de fluxo de grãos: uma realidade transformada

Introdução ao conceito

As balanças de fluxo de grãos são utilizadas tanto para o carregamento quanto descarregamento de grãos em navios, caminhões e vagões. Muito empregada em portos, calcula e indica o fluxo (t/h) subtotais e total do produto transferido durante o processo.

Consequências nas suas atividades

No caso de portos, como a passagem dos materiais é contínua e em larga escala, o grão, através do impacto e de seu teor abrasivo (arroz, por exemplo), danifica o substrato de metal, desgastando e perfurando-o, resultando em sua frequente manutenção em um curto espaço de tempo – temos casos em que o substrato é danificado entre 60 e 90 dias de uso contínuo.

Essa situação gera grandes desperdícios de tempo e custos com as frequentes manutenções, pois todo o processo precisa ser interrompido para poder efetuar os reparos e retrabalhos, gerando atraso no carregamento ou descarregamento do produto.

Grandes custos são gerados, dos quais podemos citar:

1-      multa diária devido ao fato do navio estar ancorado esperando a carga

2-      atraso no faturamento do produto

3-     colaboradores tendo que parar suas atividades

4-      colaboradores tendo que ser realocados para efetuar a manutenção

5-      manutenção pelo retrabalho nas balanças com a troca do substrato de metal

Alta Performance Marema Coatings

Com a aplicação Marema Coatings dos revestimentos protetivos de alta performance, obtêm-se alta performance para o dia a dia das empresas e suas pessoas. Com seu DNA de robustez e longevidade, esses revestimentos moldam-se e aderem perfeitamente o substrato, impermeabilizando-o 100%. Podendo ser aplicado em diversas espessuras em uma mesma aplicação, dispõe de altas propriedades antiabrasivas (por impacto e lixamento), anticorrosivas e soluciona problemas com aderência de produtos, otimizando o fluxo de descarregamento. Sua camada homogênea e de poros fechados, não permite a adesão e/ou depósito de materiais, contaminantes, mantendo a higienização do equipamento e facilitando o processo de limpeza.

Sendo elastômeros, esses revestimentos também amortecem o impacto do material, evitando sua quebra ou trinca.

Aplicados por equipe própria e de alta performance, através dessa tecnologia permite-se colocar rapidamente a balança novamente em operação.

Sistema de controle da necessidade de manutenções

Com o sistema de controle Marema Coatings disponibilizado para seus clientes, é possível se ter controle da necessidade de manutenção, podendo ser programada em sintonia com a janela de manutenções da organização.

A reaplicação de alta performance Marema Coatings desses revestimentos não compromete o substrato original, adere 100% a primeira camada (não é necessário remover as camadas que ficaram no equipamento) e coloca rapidamente a balança novamente em operação.


Balança de fluxo de grãos em operação e sem aplicação do Revestimento.
Fonte: Marema Coatings.

Balança de fluxo preparada para receber a aplicação do revestimento.
Fonte: Marema Coatings

Balança de fluxo de grãos já revestida com Revestimento Protetivo de Alta Performance.
Fonte: Marema Coatings.

Balança de fluxo de grãos já revestida com Revestimento Protetivo de Alta Performance.
Fonte: Marema Coatings.

Cases

Case 1

A empresa Bianchini, unidade do porto de Rio Grande/ RS percebia a necessidade de paradas para realizar manutenções em suas balanças de fluxo de grãos em um intervalo de a cada 2-3 meses.  Com a aplicação do Revestimento Protetivo de Alta Performance, neste caso, a Poliureia QS PP 350, conseguimos levar esse intervalo para 2 anos e 3 meses ainda podendo verificar a existência do revestimento, através do sistema de controle de manutenções Marema Coatings disponibilizado para seus clientes.

Case 2

Foi aplicado 13 milímetros de espessura em uma balança de fluxo de grãos da T- Grão no Porto de Santos/SP, em 2016, 6 anos atrás. O desgaste previsto no revestimento protetivo de alta performance, neste caso também a Poliureia, nesse intervalo de tempo, seria de 8 milímetros. Após visita técnica de controle de qualidade em 2019, observou-se que o revestimento apresentou desgaste de apenas 3 milímetros. Superando as expectativas do nosso cliente. 

NOTA: a vida útil da balança revestida também depende da espessura (do revestimento) aplicada no substrato. A espessura adequada é definida por nossos especialistas e personalizada com base em coleta de informações a partir da realidade de cada cliente.

 

Voltar