FALE CONOSCO: +55 55 3375-6864

POWERED BY GOOGLE TRANSLATOR

Revestimento Protetivo para alta abrasão: Cones Cascades


Com resultados excepcionais, essa tecnologia tem evidenciado de que é a solução para assegurar que o fluxo operacional não seja interrompido devido aos impactos da alta abrasão resultante dos materiais que pelos ativos passam.

Revestimento Protetivo para alta abrasão: Cones Cascades

Introdução

Portos não podem parar. E ponto.

Isso já não é mais um assunto a ser discutido, é um fato devido aos custos homéricos gerados por uma interrupção inesperada no fluxo operacional.

E, para que o fluxo operacional seja contínuo, é necessário contar com o suporte de altas tecnologias que asseguram a alta performance dos processos. Para garantir que não tenha falhas, retrabalhos, manutenções não programadas. Ou seja, é preciso ESTAR PREPARADO.

(Confira artigo sobre como estar preparado para não parar nas mais diversas situações enfrentadas no segmento portuário)

Descubra, ao longo deste artigo, como podemos lhe ajudar através dos Revestimentos Protetivos de Alta Performance em Poliureia nesse grande desafio com os cones cascades, mas que não é impossível e ainda, que te garante retornos ao investimento. Vamos juntos!

OBS: No final do artigo, há case de destaque de um dos nossos clientes!

Contexto

Largamente empregados em portos, os cones cascades– ou de descarga- auxiliam no processo de descarregamento de produto dos, e para os navios. Como o fluxo de produto é alto – em torno de 1 milhão de toneladas/ ano- somente a fibra que constitui o cone, não resiste à abrasão provocada por esse fluxo intenso e contínuo de produtos como milho e soja.

Dessa forma, o resultado é altos custos com a interrupção inesperada do fluxo operacional– em se tratando de portos…os custos são homéricos!

Alternativas…

Atualmente, uma alternativa muito difundida no mercado para tentar solucionar os problemas com abrasão, são os polímeros plásticos de engenharia, porém, estes (segundo relato de nossos clientes) tem durado no máximo em torno de 4-6 meses, tornando-se frequentes as manutenções e, dessa forma, os custos com novos orçamentos em curto prazo.

Outro fator negativo apontado por nossos clientes do sistema acima, é o fato de ele ser aparafusado no ativo, danificando a integridade e originalidade do mesmo. Além disso, a manutenção deles não é facilitada, visto que é necessário remover toda a placa mesmo o desgaste sendo localizado. Ainda, em se tratando do local no qual o cone é instalado, a segurança dos colaboradores para a recolocação de toda a placa, fica em alerta.

Solução: rápido retorno ao investimento

Além do fluxo operacional “não poder parar”, cada vez mais o orçamento é uma ampla pauta nos programas de redução de gastos. Percebemos, através do crescimento de consultas que chegam até nós a partir do último ano, perdurando e intensificando já no início deste ano, que há uma mudança de visões e decisões por parte das empresas: a troca de paliativos, por de fato, soluções.

Investimentos que trazem retorno já no curto prazo e perduram no longo prazo. Para:

  • reduzir a frequência das manutenções
  • eliminar retrabalhos (concentrar os times em atividades que dão resultados)
  • prezam pelo fluxo contínuo e ininterrupto.

É produzir mais, em menos tempo e sem parar. E para isso, é preciso estar equipado para que tudo flua conforme o fluxo necessita. Ou seja, é recorrer à tecnologia.

E, quando se fala em alta tecnologia para proteção de ativos e resultados nos processos, então estamos também falando dos Revestimentos Protetivos de Alta Performance em Poliureia (RPAP).

Aplicados por equipe própria Marema Coatings, em spray à quente com máquina proporcionadora de alta pressão, aderem 100% e moldam-se perfeitamente no substrato. Ou seja, não são aparafusados, colados ou inseridos. O revestimento funde-se no substrato original. São monolíticos, de camada homogênea, sem costuras e sem emendas, garantindo uma membrana sólida e elastomérica com altíssimas propriedades de abrasão.

Em se tratando de elastômeros, amortecem a queda do grão evitando que ele trinque ou rache. Além disso, em sua formulação, pode ser inserido um aditivo de deslizamento facilitando a passagem do produto pelo equipamento. Os RPAP WEG Tintas possuem laudo de grau alimentício, garantindo a não contaminação dos produtos que ali passam.

Tanto a aplicação como reaplicação são realizadas de maneira rápida e eficaz porque temos aplicadores preparados já há mais de 10 anos que dominam a técnica desses Revestimentos. Dessa forma, você coloca o ativo rapidamente de novo em operação. Ela pode ser realizada tanto na unidade do cliente, como (o que tem acontecido com mais frequência), na nossa fábrica.

Essa aplicação pode ser realizada em diversas espessuras em uma mesma aplicação – dessa forma você apenas aumenta as espessuras nas áreas de maior desgaste evitando investimentos não necessários.

Case de destaque

Situação

Um grande player do mercado nos trouxe o seu projeto de cones cascades com o desafio de solucionar os graves problemas com a alta abrasão. No caso dele, com a passagem de milho e soja (o milho sendo o segundo colocado na escala de abrasividade, ficando atrás somente do arroz com casca), o polímero plástico de engenharia que era o revestimento que ele tinha inserido para suportar a abrasividade, ficava comprometido em apenas 6 meses de uso.

Cones cascades com UHMW desgastado pela abrasão

Cones cascades com UHMW apresentando desgaste pela alta abrasão

Cones cascades com UHMW desgastado pela alta abrasão.

Cones cascades com UHMW apresentando desgaste pela alta abrasão.

Problema

Assim, ele precisava de uma hora para a outra interromper o seu fluxo operacional e providenciar a troca total da placa de 6 em 6 meses. Tal fato estava, além de atrapalhando a performance, resultando em altos custos com retrabalhos e ainda, colocando a segurança dos colaboradores que efetuavam a troca, em alerta.

E agora, como resolver?

Diante disso, esse cliente fez uma consulta conosco para estudar a viabilidade da aplicação dos Revestimentos Protetivos de Alta Performance e com a solicitação de uma longevidade de no mínimo 6 meses.

Dessa forma, estudamos junto com ele, a espessura mais adequada para atender a necessidade considerando o fluxo de passagem e a longevidade mínima desejada.

Considerando a estimativa prevista de um fluxo de passagem de produtos de 1,5 milhão de toneladas por ano por conjunto de cones, nosso revestimento protetivo de alta performance com a formulação desenvolvida para atender especificamente a essa finalidade, tem resultado em excelente desempenho com sensível desgaste, quando ao longo de em apenas 4 meses já estar frente a mais de 70% do fluxo previsto para 1 ano, superando dessa forma, às expectativas quando calculado sua longevidade.

 

Cones cascades com revestimento protetivo em poliureia para alta abrasão

Cones cascades com aplicação Marema Coatings de revestimento protetivo em Poliureia para resistir à alta abrasão

Cone de descarga com aplicação de Poliureia

Cones cascades com aplicação Marema Coatings de Poliureia para resistir à alta abrasão

 

Resultado

Resultado? Após 3 anos de uso sem interrupções, nossa equipe foi contatada para realizar uma reaplicação nos pontos nos quais houve mais desgaste. Sim, a Poliureia permite essa reaplicação pontual, dessa forma, não perde nada do seu investimento porque só é investido novamente nos exatos pontos de maior desgaste, sem precisar remover o restante.

Benefícios

Isso tudo, resultou em um rápido retorno ao investimento para o cliente, porque ele, a partir da aplicação Marema Coatings em seus cones, pôde passar a programar as manutenções/ reaplicações e passou a otimizar o seu orçamento porque não gasta mais com o que não é necessário.

E ainda, a partir de um sistema de controle desenvolvido pelos nossos técnicos, o cliente pode identificar o momento que há necessidade de programar uma reaplicação para não danificar o seu ativo.

Esse projeto

Assim, hoje já estamos no 8 lote de cones para aplicação diretamente no substrato original, fibra. E assim, conseguimos cumprir com o nosso propósito: escutar transformar, impactar e facilitar todos os dias desse cliente também.

Um belo projeto que têm resultado, além da proteção do ativo do cliente, em melhoria da performance do fluxo operacional.

Vamos juntos, transformar também a sua realidade?

 

Voltar